Transforme Imagens em Texto Editável com Ferramentas de OCR

Transforme Imagens em Texto Editável com Ferramentas de OCR

January 12, 2019

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas ainda é apenas uma imagem, a menos que você consiga tirar as palavras dela. Você já desejou poder transformar imagens em texto editável?

Pode parecer um sonho, mas na verdade é possível. Tudo que você precisa é a ferramenta certa. OCR, reconhecimento óptico de caracteres, são ferramentas projetadas para fazer exatamente isso.

Você costumava precisar de um scanner especial junto com o software certo para fazer isso, mas agora tudo o que você precisa é do software e de uma imagem. Extraia de imagens, PDFs, documentos digitalizados e muito mais.

Por que extrair texto

Você pode estar se perguntando por que não conseguiu digitar o texto da foto. Afinal, não deveria ser tão difícil assim?

O único problema é que às vezes há muito texto, como documentos legais ou médicos. Digitalizá-los em seu computador só lhe dá uma imagem ou arquivo PDF. Se você precisar editar o texto, ficará sem sorte. Você realmente não quer perder seu tempo digitando toda a imagem quando você pode transformar a imagem ou o arquivo PDF em texto editável em apenas alguns cliques?

Se você nunca tentou transformar as imagens em texto editável, talvez não consiga muitos usos para isso em primeiro lugar, mas aqui estão apenas alguns dos motivos mais comuns:

  • Criando uma versão revisada de um documento digitalizado
  • Alterar ou copiar palavras de um meme ou outra imagem
  • Salvar texto escrito como um documento editável
  • Transformar imagens de documentos digitalizados em arquivos editáveis para adicionar novos componentes
  • Transformar capturas de tela em texto para obter códigos de erro, etapas e muito mais
  • Crie um diretório de arquivos a partir da captura de tela
  • Editar texto de qualquer imagem em que o texto em si não possa ser selecionado

Como funciona o OCR?

Agora você provavelmente está se perguntando que tipo de OCR mágico é e como funciona, certo? As ferramentas de OCR processam imagens digitais, incluindo arquivos digitalizados, procurando caracteres individuais. Dependendo da ferramenta usada, a tecnologia OCR captura apenas o texto e o exporta para um novo arquivo. Outras ferramentas são capazes de tornar o texto editável dentro da própria imagem.

É importante notar que, embora o OCR tenha sido originalmente concebido para texto impresso, como documentos digitalizados, também é capaz de reconhecer texto manuscrito. Naturalmente, se a caligrafia for ruim ou a tinta estiver borrada, todo o texto pode não aparecer.

O reconhecimento de texto é um processo de três etapas. O primeiro passo é o pré-processamento. Dependendo da ferramenta usada, as etapas de pré-processamento variam. O objetivo final é determinar quais caracteres são textos e quais não são. Esse processo também tenta eliminar a confusão de plano de fundo que pode se confundir como texto durante a próxima etapa.

Durante a etapa de processamento real, cada linha de texto é identificada individualmente.
Os caracteres são comparados aos padrões e recursos armazenados na ferramenta. Quando uma correspondência exata ou próxima é encontrada, a ferramenta OCR atribui um valor ao caractere, como a atribuição da letra “a” ao determinar a segunda letra da palavra “gato”.

A etapa final é uma das mais importantes - garantir que o texto processado faça sentido. O segundo passo apenas tenta identificar caracteres e linhas individuais. Por exemplo, pode garantir que o texto inclinado vá para a mesma linha quando processado. A fase de pós-processamento tem que dar sentido a tudo. Por exemplo, a palavra “WILL” pode sair como “W1LL”. Esta etapa final compara todo o texto processado ao seu próprio banco de dados de palavras, frases, números e símbolos para capturar erros finais, como um “I” sendo alterado para um “1”.

Transformar imagens em texto editável é um processo complicado, mas com ferramentas de OCR, parece fácil como usuário final.

Como muito disso é importante, lembre-se de que o texto editável nem sempre é 100% correto. Uma mancha em uma carta pode resultar em resultados errados. No entanto, a maioria das ferramentas de OCR são pelo menos 98% precisas.

Escolhendo a ferramenta de OCR correta

Uma rápida pesquisa no Google por ferramentas de OCR gera mais de 36 milhões de resultados. Ninguem que selecionar isso. A ferramenta certa possui todos os recursos a seguir:

  • Alto nível de precisão
  • Funciona com ou sem um scanner
  • Pode manipular imagens e PDFs
  • Não requer software extra

O WPS Office Premium não inclui apenas um conjunto completo de ferramentas de produtividade, incluindo um processador de texto, mas a capacidade de transformar PDFs diretamente em texto editável no WPS Writer. Nenhum software extra é necessário.

Agora, você não precisa desejar transformar imagens em texto editável. Use ferramentas de OCR como a do WPS Office Premium para realizar seus desejos.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View