3 Enormes Desafios das Comunicações Unificadas que as Empresas Enfrentam Hoje

3 Enormes Desafios das Comunicações Unificadas que as Empresas Enfrentam Hoje

February 02, 2019

Muitos profissionais ficam sobrecarregados com todas as possibilidades que as comunicações modernas trazem. Isso é particularmente verdadeiro, especialmente entre as empresas da velha guarda que são cuidadosas ao tentar adaptar-se a novas tecnologias que estão se tornando cada vez mais disponíveis abertamente a vários participantes do mercado business-to-business atualmente.

A promessa de comunicações melhores e mais eficientes destacadas por recursos avançados de voz, vídeo, fax, e-mail, correio de voz, dispositivos móveis e outros recursos baseados na nuvem são mais atraentes do que as formas tradicionais de comunicação, e é por isso que muitas organizações estão se movendo para comunicações unificadas (UC).

A UC mescla esses importantes modos de comunicação em uma única infraestrutura baseada na Internet. Ao fazer isso, as comunicações entre funcionários, parceiros e clientes ficam mais simplificadas. Não só os funcionários têm acesso a produtos mais rápidos e maneiras mais eficientes de chegar, mas também obtêm melhor acesso a dados e informações que podem ajudá-los a se tornarem mais produtivos em suas respectivas funções.

Apesar dos benefícios claros que as organizações obtêm das comunicações unificadas, as transições nem sempre são fáceis. Aqui estão alguns desafios que eles enfrentam regularmente:

Resistência do pessoal

Alguns funcionários adotam rapidamente uma implementação de UC, enquanto outros não. Alguns podem querer manter a rotina. Alguns serão avessos a mudanças. Benefícios como trabalho remoto, trabalho flexível, viagens reduzidas e trabalho em equipes distribuídas serão conceitos completamente novos para vários funcionários. Outros serão menos entusiasmados com a introdução de novos fluxos de trabalho e curvas de aprendizado.

O desafio para as organizações agora é manter, se não aumentar, os níveis de produtividade durante essa possível parte da implantação. As empresas também devem se concentrar em criar um plano de adoção abrangente para garantir que a solução de UC seja maximizada pelos membros da organização. Para começar, eles podem criar equipes de embaixadores que possam divulgar ou treinar funcionários em relação ao novo sistema. As equipes de rede e as equipes de suporte também são críticas para a adoção, portanto, certifique-se de conhecê-las e garantir que suas necessidades sejam atendidas.

Interoperabilidade

Mesmo com um novo sistema de comunicações, as empresas não podem simplesmente jogar fora investimentos antigos na forma de equipamentos. Portanto, é importante que o sistema UC de sua escolha corresponda, ou no mínimo, compatível com o hardware que você já possui. Caso contrário, você pode esperar que os custos de sua implantação de UC aumentem.

A chave aqui é entender como as ferramentas existentes que você tem funcionam. Descubra o que eles fazem exatamente e tente melhorar. A necessidade de trabalhar com a nova tecnologia que você acabou de adquirir. Como cliente, você deve insistir na interoperabilidade de seu fornecedor escolhido e deve comprar apenas de empresas que possam realmente fornecê-lo.

Outra alternativa é optar por um sistema de comunicações unificado que requer um mínimo de hardware, mas isso é provavelmente mais ideal para pequenas empresas ou escritórios de várias localidades compostos por equipes menores.

Integrações

Outra questão que as organizações que tentam colocar em funcionamento um sistema de UC é a falta de opções de integração. Por exemplo, mesmo quando uma solução de comunicações unificadas que oferece recursos de videoconferência já está em vigor, uma empresa que ainda usa o Skype em suas operações diárias continuará usando o software, uma vez que eles não conseguem integrá-lo completamente em sua UC.

Como tal, as empresas devem escolher um sistema de UC que ofereça várias capacidades de integração, particularmente com software de negócios que os membros da organização usam todos os dias. As ferramentas de negócios comumente usadas, como Salesforce, Dropbox, Microsoft Office e o Google Suite, devem ser facilmente integradas à sua solução de UC para que você possa maximizar sua produção. Isso permitirá que você extraia dados e execute tarefas de produtividade de escritório (entre outros) sem precisar ativar diferentes programas ou alternar telas. Essa prática também pode resultar em um fluxo de trabalho mais simplificado, pois as informações e atividades de negócios se tornam mais centralizadas.

Além disso, também ajudaria se você encontrasse um sistema de comunicações unificadas bastante aberto, pois ajudaria a "personalizar" seu serviço de acordo com as necessidades do seu negócio. Isso pode ser feito por meio de APIs abertas e programáveis que oferecem maior flexibilidade, especialmente para os desenvolvedores com quem você trabalha. Por exemplo, você tem necessidades muito específicas quando se trata do modo como as chamadas VoIP são tratadas. Seu sistema UC pode não oferecer essa necessidade específica como um recurso, mas quando você descobre que seu provedor tem uma plataforma de desenvolvedor que lhe dá acesso completo a todos os códigos e especificações que compõem o sistema de comunicações, você pode criar seu próprio aplicativo VoIP que irá atender a sua exigência.

Como possíveis compradores de comunicações unificadas, você precisa abordar esses três grandes desafios. Dê aos seus funcionários tempo para absorver a nova tecnologia e os novos fluxos de trabalho. Certifique-se de que você ainda poderá usar seus recursos existentes, mesmo com uma nova solução de UC. Supere os obstáculos de integrar suas ferramentas de negócios existentes no novo sistema. Em nenhum momento, você estará no caminho certo para esperar os melhores resultados comerciais desejados.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View