Quantas horas de trabalho são realmente produtivas?

Quantas horas de trabalho são realmente produtivas?

January 01, 2019

A produtividade sempre foi um foco para empregadores e funcionários. Um dia de trabalho dura oito horas inteiras. Isso parece mais do que tempo suficiente para fazer tudo certo? Teoricamente, isso é verdade. No entanto, existem tantas distrações encontradas diariamente.

Desde verificar e-mails até conversar com seus colegas de trabalho, temos a tendência de espremer muito mais do que trabalhar nessas oito horas. Então, entre essa miríade de atividades e distrações, quão produtivas somos realmente?

Neste artigo, decidimos explorar essa questão. Vejamos quantas horas de trabalho são produtivas e como podemos aumentar nossa produtividade.

O que causa falta de produtividade no local de trabalho?

O primeiro e principal problema é a falta de organização tanto dos empregados como dos empregadores. Os departamentos de RH muitas vezes não fornecem instruções claras sobre projetos, prazos e outros detalhes significativos durante os dias de trabalho tradicionais de oito horas.

A falta de planejamento reflete negativamente no desempenho geral da equipe de sua empresa. Sarah Kerr, gerente de desenvolvimento de pessoas da EssaysOnTime, diz: “A organização e uma hierarquia clara são fundamentais para o estabelecimento de uma atmosfera produtiva no trabalho. O objetivo de um cronograma é direcionar funcionários e aumentar o desempenho geral.

Como ela exclamou, a alta gerência e o RH devem ser os portadores da cultura de trabalho. Sem eles investindo esforço na elaboração de um cronograma, os funcionários acharão mais fácil “ceder a” hábitos improdutivos.

Não se engane, no entanto, sobre a responsabilidade dos funcionários. Aumentar a produtividade em um ambiente de trabalho recai sobre você, não apenas no gerenciamento superior. Há muitas coisas que você pode alterar e implementar que resultarão em maior produtividade. Nas seções a seguir, exploraremos cada fator e método em detalhes.

Usando seu tempo

Já mencionamos como a mídia social predominante está no campo das distrações. Todos querem saber o que está acontecendo e você não é uma exceção.
Uma abordagem errada de muitos funcionários é que eles tentam remover completamente as mídias sociais de seu dia de trabalho de 8 horas. Esse é um período de tempo muito longo e não faz sentido tentar combater seus impulsos.

Em vez disso, organize-os. Ao chegar ao escritório, use a primeira hora para "adaptação". Verifique suas mídias sociais, prepare café e organize seu plano. O método é muito eficaz porque elimina a sua necessidade de se distrair. Se você tiver tomado café, mídia social e outras coisas não relacionadas ao trabalho, ficará mais consistente.

Não apenas um fluxo de trabalho consistente melhorará sua produtividade, mas você também será mais eficiente. Interromper suas tarefas com vários intervalos evita que você se concentre corretamente. Para estabelecer esse fluxo, existem outros truques que você pode implementar em sua rotina diária.

Faça as pequenas coisas

Em primeiro lugar, pense com antecedência e planeje seu dia. Antes de ir para a cama, anote as coisas que você precisa fazer no dia seguinte. Ao realizar isso, você não se sentirá sobrecarregado e organizará tarefas diferentes relacionadas ao trabalho com muito mais facilidade.

Tenha um cronograma rigoroso se você tiver problemas em ser produtivo. Se você precisar de café todas as manhãs, defina um tempo e cumpra-o num futuro previsível. Esse cronograma irá criar consistência em seu dia de trabalho. Devido a essa mudança, você poderá concentrar toda a sua energia na conclusão de suas tarefas.

Se você tiver problemas em não responder a mensagens pessoais e e-mails, tome a iniciativa. Diga às pessoas próximas a você para não incomodar você durante as horas de trabalho. Seja explícito e peça-lhes que só liguem se algo for urgente.

Ter dois smartphones pode parecer uma despesa desnecessária, mas é um fator importante ao tentar aumentar a produtividade. Um telefone comercial permitirá que você esteja em dia com tudo que precisa para o trabalho, sem o medo de se distrair.

Para os gerentes, é importante diminuir a pressão no trabalho. Evite distribuir projetos com prazos próximos. Faça a sua parte de manter um cronograma claro e evitar o caos. Esta pequena quantidade de esforço será um fator de mudança para toda a empresa.

Pesquisa sobre o tema

O RH, em colaboração com a alta gerência, usa as melhores práticas para aumentar as horas de trabalho "reais" para aumentar a produtividade, mas os resultados ainda podem ser sombrios. Se o RH quiser garantir que as melhores práticas forneçam os melhores resultados, você deve primeiro fazer uma análise profunda sobre por que o problema ocorre.

Realizar pesquisas no local de trabalho sempre foi um desafio. Em primeiro lugar, diferentes locais de trabalho apresentam diferentes desafios aos seus empregados, impossibilitando a comparação.

Além disso, nem todo trabalho é os mesmos desafios variam de profissão para profissão. No entanto, a questão da produtividade ainda permanece.

Para fornecer uma resposta, o site britânico VoucherCloud realizou um estudo para analisar a produtividade do nosso dia de trabalho.

Os sujeitos eram todos maiores de 18 anos, com oito horas de trabalho no escritório. Quando perguntado “Você é produtivo durante todo o dia de trabalho?”, Surpreendentes 79% responderam “não”.

O que essa esmagadora maioria nos diz? As notícias de que as pessoas não são produtivas a cada momento que passam no escritório não são novas. Além dessa pergunta geral, os participantes foram solicitados a nomear suas maiores distrações. Veja como eles responderam, juntamente com o tempo gasto correspondente:

  • Tempo gasto em mídias sociais - 47 minutos
  • Lendo notícias online - 45 minutos
  • Lanches - 25 minutos
  • Fazendo ligações telefônicas - 21 minutos
  • Procurando por novos empregos online - 19 minutos
  • Fofocando com os colegas - 34 minutos
  • Fazer bebidas quentes - 31 minutos
  • Pausas para fumar - 28 minutos
  • Mensagens de texto no telefone - 27 minutos

Cada entrada na lista é esperada, já que a maioria deles são conhecidos como distratores para funcionários de todas as idades e profissões. Calculando o tempo gasto nessas distrações, chegamos a uma conclusão surpreendente.

De um total de oito horas no escritório, somos produtivos por apenas 3 horas e 37 minutos. Menos de 50% do tempo do nosso escritório está comprometido com tarefas relacionadas ao trabalho. Isso faz com que seja um caso sério.

Conclusão

Na realidade, gastamos apenas menos de 50% do nosso dia de trabalho sendo realmente produtivo. Uma multiplicidade de fatores nos distrai e nos impede de estabelecer um fluxo de trabalho. Ser mais organizado e ter um cronograma rigoroso irá ajudá-lo a realizar mais e ser mais eficiente. É muito mais fácil do que parece, não desista.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View