O que é "A Nuvem" Realmente, e Por Que Você Deve se Importar?

O que é "A Nuvem" Realmente, e Por Que Você Deve se Importar?

February 12, 2019

“A nuvem” tornou-se um termo abrangente para várias implementações de computação distribuída - mas muitas pessoas ainda não têm ideia do que a nuvem significa e do que ela pode fazer. Você pode até mesmo estar usando a nuvem por meio de uma unidade de dados on-line ou de uma mídia social, mas não está ciente disso.

Na verdade, a nuvem não é uma entidade física, mas é simplesmente um conceito que descreve a utilização de computadores em rede em todo o mundo. A computação em nuvem facilita o armazenamento, a transferência e o processamento de dados muito mais eficientes para tudo, desde a execução de aplicativos e o acesso a serviços on-line até o armazenamento e o acesso a dados. Por causa da nuvem e esta rede de servidores, empresas e indivíduos podem expandir suas operações de computador muito além do que qualquer infraestrutura local pode fazer.

A nuvem está rapidamente dominando o mundo. O Amazon Web Service é uma plataforma em nuvem bem conhecida para soluções de computação, armazenamento, banco de dados e redes. Se você quiser saber mais, confira o treinamento do Intellipaat AWS, que é um curso projetado pelo setor para ajudá-lo a limpar a certificação da AWS e estar pronto para o setor.

De volta ao conceito, vamos dividi-lo um pouco para torná-lo mais claro:

Onde estão seus dados? Quando os dados são armazenados "na nuvem", você pode estar imaginando-os flutuando no ar em algum lugar, mas não está literalmente em nuvens brancas e fofas. Quando você está trabalhando na nuvem, seus dados são realmente armazenados ou transferidos aqui no Google Earth por meio de uma rede de servidores, que trabalham juntos para encontrar os arquivos de que você precisa e entregá-los a você. Em resumo, quando você usa a nuvem, realmente usa um aplicativo que é executado ou hospedado por servidores da Internet, em vez de acessá-los a partir do armazenamento local por meio de um disco rígido em seu próprio computador.

Como você acessa os dados da nuvem? A diferença entre armazenamento e compartilhamento em nuvem e formas tradicionais de armazenamento e compartilhamento se resume ao local onde o software e os serviços são executados. Os serviços de nuvem usam a Internet para armazenamento e transferência, em vez de seu computador local ou servidor físico local. Como o software na nuvem é baseado na Web, isso significa que você pode acessá-lo por meio de navegadores como o Safari ou o Google Chrome ou por meio de aplicativos específicos de software de escritório.

01Mar17-01

Quais são as vantagens de usar a nuvem? A nuvem tornou-se o principal destino para empresas e usuários de computadores pessoais e dispositivos móveis, pois oferece grandes benefícios em relação às soluções locais. Aqui estão apenas alguns deles:

  • Suporte entre dispositivos. A nuvem permite acessar seus dados de todo e qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a Internet. Já falamos sobre o recurso Roaming de Arquivo no WPS Office, então você pode estar familiarizado com esse conceito. Essa é uma grande vantagem se você usar dispositivos diferentes para fazer seu trabalho ou sua computação pessoal - seja um laptop e um smartphone ou um computador de mesa e um tablet - cenários que se tornaram quase universais. Você pode iniciar um projeto no seu iPhone ou Android enquanto estiver fora para almoçar, continuar no escritório a partir do computador do escritório e depois ir para casa e acessá-lo novamente no seu laptop ou iPad no trem.

  • Fácil compartilhamento de arquivos. A maioria dos ambientes de trabalho exige colaboração de equipes de diferentes locais. Mas fazer o trabalho colaborativo pode ser complicado sem a nuvem. O software de produtividade de escritório baseado em nuvem permite que você compartilhe facilmente comentários e edições em seus documentos com seus colegas, sem se preocupar em enviar arquivos de um lado para o outro e com o risco de erros de controle de versão.

  • Espaço de armazenamento maciço. Como você não está limitado pelo tamanho do disco rígido do seu computador, pela unidade de memória do seu smartphone ou pelo servidor da sua empresa, você pode acessar muito mais espaço para armazenamento sem se preocupar em maximizar esses limites de armazenamento interno. Isso é bom para usuários pessoais e também para usuários corporativos, pois significa que há mais gigabytes disponíveis para armazenar essa coleção crescente de fotos e vídeos. E não se esqueça do benefício adicional de que, como seus dados estão sendo armazenados em backup pelos servidores da Internet, você não precisa se preocupar em perdê-los quando o disco rígido do computador falha.

  • Custo mais baixo. Antes da nuvem, os usuários corporativos e pessoais só podiam aumentar sua capacidade de armazenar, processar e transferir dados comprando um computador ou dispositivo mais caro para lidar com a velocidade e o volume. Mas a nuvem depende de servidores remotos para armazenar informações e fazer a computação - para que os usuários da nuvem possam fazer seu trabalho não apenas com mais eficiência, mas com maior eficiência de custos. O modelo baseado em nuvem permite que os usuários escolham pagar apenas pela quantidade de armazenamento ou serviços de que precisam, o que facilita o aumento ou a redução conforme necessário. Isso pode resultar em economias massivas, principalmente para empresas.

É fácil ver nesta lista de benefícios por que a nuvem se tornou tão prejudicial para a maneira como as pessoas vivem e fazem negócios. Se você está tentando resolver problemas que envolvem gerenciamento de carga de trabalho, produtividade de escritório, colaboração em equipe ou, geralmente, melhora a eficiência, acreditamos que a nuvem é o caminho a ser seguido. Em nossa próxima postagem, exploraremos a tecnologia de computação em nuvem mais visível comercialmente - armazenamento em nuvem - com mais detalhes.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View