Dicas de Gerenciamento de Arquivos: Como Organizar Arquivos de Computador

Dicas de Gerenciamento de Arquivos: Como Organizar Arquivos de Computador

October 05, 2018

Organizar seus arquivos de computador pode parecer uma tarefa impossível.

Mas você está desperdiçando seu tempo e sua produtividade toda vez que você precisa procurar em seu computador por um arquivo específico que você precisa. Embora iniciar a organização exigirá algum tempo, ao longo prazo apenas facilita-rá sua vida.

Continue lendo para aprender a organizar arquivos de computador de maneira eficiente.

Não salve arquivos na sua área de trabalho

Você não deve armazenar nenhum arquivo na sua área de trabalho. Embora pareça conveniente, não é uma maneira organizada de manter seus documentos. Conforme você preenche a área de trabalho com mais e mais arquivos, fica mais difícil encontrar o que você está procurando.

Em vez disso, use sua área de trabalho para armazenamento os temporários. Se você sabe que estará trabalhando em um documento específico por vários dias, poderá deixá-lo na área de trabalho para facilitar o acesso. Assim que estiver pronto, você deve mover esse arquivo para um local diferente.

Crie uma pasta "raiz" para todos os seus arquivos

Esta é a pasta que irá armazenar todos os seus arquivos e outras informações. Se você usa um computador com Windows, pode ficar com o local padrão chamado "Meus documentos".

Manter todos os seus documentos no mesmo local significa que você sempre sabe onde eles estão. Você não precisa procurar por algo em um local obscuro ou se preocupar em perder informações importantes.

Coloque pastas dentro de suas pastas

Deixar todos os seus arquivos em uma pasta grande não funcionará melhor organizando-os do que a área de trabalho. É por isso que você precisa criar novas pastas dentro de sua pasta raiz.

Por exemplo, um aluno pode criar uma pasta chamada "Semestre de outono de 2018". Dentro desta pasta, ele poderia colocar outras pastas com o nome de suas matérias específicas da escola. Alguém que possui um negócio pode criar um arquivo chamado "Faturas". Dentro dessa pasta, eles podem criar pastas chamadas "2017", "2018" ou "2019".

Mas não exagere.

Camadas complexas de pastas podem ficar confusas. É fácil perder uma pasta dentro de outra se você tiver muitas pastas diferentes empilhadas.

Torne as Pastas de Nomenclatura Fáceis

Torne os nomes de suas pastas claros e simples. Não use abreviações, a menos que você saiba com certeza que se lembrará o que elas significam no futuro. Portanto, fique longe de nomes complicados. Pense em rotular essas pastas como você rotularia caixas móveis ou gavetas de arquivos.

Organize assim que salvar um novo documento

Você deve sempre arquivar seus documentos assim que os criar. Não salve algo com um nome padrão e deixe-o em uma pasta aleatória em algum lugar. Acostume-se a clicar no botão "Salvar como" para que você possa nomear tudo imediatamente e colocá-lo onde deveria estar.

Backup seus arquivos com freqüência

Você nunca sabe quando algo pode acontecer com o seu computador. Fazer o backup de seus arquivos significa que você sempre terá outra cópia dos seus documentos, mesmo que você os perca.

E esses backups não devem ser poucos e distantes entre si. Encontre um método de backup que funcione para você e faça do backup dos seus documentos um hábito frequente.

Como organizar arquivos de computador

Aprender a organizar arquivos de computador pode levar algum tempo para se acostumar, mas pode economizar muito tempo e problemas a longo prazo. Em vez de procurar o documento que você precisa, você saberá exatamente onde encontrá-lo todas as vezes.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View