Da Universidade Para a Vida Profissional

Da Universidade Para a Vida Profissional

October 12, 2018

Então, agora que você está na faculdade e encontrou sua paixão em algum lugar entre Picasso e Pavarotti (teatro), você adora o que está aprendendo, mas não tem certeza de como vai ganhar a vida quando terminar. Você deu uma olhada superficial no mundo do emprego, mas a falta de vagas para curadores de museus e diretores de teatro não lhe dá certeza de como pagar as suas contas e garatir o seu futuro.

Você trabalhou duro, aprendeu muito e cresceu bastante como pessoa por quatro (ou cinco, ou seis) anos e agora que você tem um pedaço de papel certificado que mostra que você realizou algo importante, você também tem outra peça de papel que mostra exatamente quanto débito incorreu realizando isso.

Mas e agora?

Um dos maiores obstáculos que muitas pessoas enfrentam depois de se formarem na faculdade é conseguir seu primeiro emprego profissional. Nesta encruzilhada, alguns recorrerão aos seus empregos na faculdade, como trabalhar em bartending ou trabalhar na livraria de sua cidade natal, enquanto outros tiveram sorte e diligência, o suficiente para ter uma posição já preparada para eles. Para o resto de nós, encontrar o seu primeiro emprego profissional é uma questão de tempo.

Antes de iniciar o processo de criar ou atualizar seu currículo, ter centenas de ideias que provavelmente serão ignorados e pedir a seus amigos que o ajudem a conseguir um emprego em grandes empresas, dê um passo para trás e faça a si mesmo essas perguntas importantes :

  • O que eu realmente quero fazer?
  • Quais conjuntos de habilidades eu possuo?
  • Qual conjunto de habilidades eu quero melhorar?

Estas não são perguntas para a preparação da entrevista, mas sim perguntas para a autorreflexão que o ajudarão a encontrar o caminho para a primeira oportunidade de trabalho profissional que dará início à sua carreira. Se você não tiver certeza das respostas para a segunda pergunta, pergunte a seus colegas ou professores. Você pode se surpreender ao descobrir quantas habilidades você tem, e elas podem ajudá-lo a melhorar as habilidades que você deseja desenvolver.

Uma indústria completamente diferente pode ser seu ingresso para o sucesso, se você escolher o estágio certo.

Se você não está totalmente certo sobre as respostas a estas perguntas, considere se candidatar a um estágio que irá ajudá-lo a praticar, aperfeiçoar e desenvolver muitas dessas habilidades. Mesmo se você está fazendo pouco ou nenhum pagamento, um estágio é um ótimo primeiro passo em sua carreira. Um estágio lhe dará uma oportunidade de mergulhar seu dedo na água, e se for um pouco frio demais para o seu sangue, recue e encontre um novo buraco para nadar. Se parece um bom ajuste para você, então você já está no seu caminho, pois muitos estágios abrem as portas para uma oportunidade de trabalho.

Eu nem sempre me interessei em marketing. Na verdade, me formei em produção musical em uma das faculdades estaduais da Califórnia. Quando fiz um estágio no ramo da música, aprendi algumas coisas. As duas coisas mais importantes foram que é inacreditavelmente incrível o talento que alguns músicos têm, e que é ainda mais inacreditável quanto tempo eu gasto fazendo um trabalho que não tinha absolutamente nada a ver com a produção de música.

Eu agora tinha uma imagem melhor do que eu era bom e o que eu realmente queria fazer. Arrumei minhas coisas e fui para o norte da ensolarada Los Angeles e encontrei outro estágio na startup em Palo Alto. Eu estava ganhando menos do que o salário mínimo nos meus primeiros 3 meses, mas eu havia embarcado em um plano de carreira que não só despertou meu interesse, como também tirou vantagem de alguns dos meus melhores ativos. Eu era capaz de usar meus conjuntos de habilidades do passado e desenvolver novos que complementavam minha educação universitária muito bem. Em última análise, me ofereceram uma posição em tempo integral e meu primeiro emprego profissional estava em andamento. Demorei quase dezoito meses depois de me formar para chegar a esse ponto, mas estava onde eu queria estar.

Pelo que pervebi de amigos e colegas, não é incomum que demore mais de um ano para um novo graduado conseguir seu primeiro emprego. Não desanime e fique de olho no que você realmente quer fazer. Tempo, contatos e determinação ajudarão você a encontrar a oportunidade certa para começar sua carreira.

O WPS Office pode ajudá-lo nesse processo, ao dar os primeiros passos na sua transição da vida da parte para o Presidente do Conselho. Use o recurso de visualização com guias no Writer para ajudá-lo a editar e aperfeiçoar algumas variações de seu currículo e modelo de carta de apresentação para cada setor a que você está se candidatando. Use planilhas para acompanhar as empresas, posições e datas às quais você se candidatou, bem como acompanhamento de acompanhamento de cartas e notas de entrevista. E, finalmente, use o Presentation para adicionar esse pop extra aos seus envios. No local de trabalho de hoje, uma apresentação bem projetada e envolvente é uma ferramenta poderosa e pode ser o caminho para colocar o pé na porta.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View