Como se Beneficiar do Mundo Multicanal Para sua Estratégia de Marketing

Como se Beneficiar do Mundo Multicanal Para sua Estratégia de Marketing

June 03, 2019

Quando se trata de lançar uma estratégia de marketing, seu impulso pode ser escolher um ou dois canais de marketing e se concentrar neles.

Infelizmente, este não é a melhor escolha.

As necessidades dos clientes estão em constante crescimento e, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, elas começam a usar cada vez mais canais para encontrar, pesquisar e comprar o produto no qual estão interessadas.

Assim, a escolha de um único canal para sua estratégia de marketing pode custar clientes em potencial. Eles não terão ideia de onde encontrar você!

Ao escolher uma abordagem multicanal, você aumentará sua presença on-line, ajudando os clientes em potencial a ver mais seu produto on-line.

Mais benefícios baseados em estatísticas

  • O marketing multicanal é importante para criar uma jornada coesa para o cliente em todos os canais, com 86% dos profissionais de marketing de nível sênior apoiando essa declaração;
  • para se conectar a um único varejista preferencial, 73% dos consumidores usam vários canais de engajamento;
  • Em relação ao contato com as marcas, 64% dos usuários da Internet esperam receber assistência em tempo real, apesar do canal de suporte ao cliente que usam.

No entanto, apenas 5% dos profissionais de marketing atualmente utilizam todas as ferramentas necessárias para o marketing multicanal. No entanto, você pode se surpreender que todas as ferramentas necessárias já estão ao seu alcance quando se trata de atingir vários canais para sua estratégia de marketing.

Assim, sem mais delongas, vamos mergulhar no mundo multicanal e descobrir algumas maneiras de aplicar seus benefícios à sua estratégia de marketing.

1. Onipresença de mídia social

A mídia social já oferece pelo menos quatro ou cinco canais diferentes para sua estratégia de marketing multicanal. Dependendo do seu negócio e do seu público-alvo, você pode escolher as plataformas, que oferecem o formato do conteúdo certo para você.

Sua marca pode realmente se beneficiar das mídias sociais. Cada plataforma de mídia social oferece diversidade e, nessa diversidade, você pode encontrar seu público-alvo. O marketing de mídia social deve estar envolvido em sua estratégia de marketing multicanal. No entanto, existem alguns erros a evitar:

  • 91% das empresas nos EUA usam várias plataformas de mídia social para fins de marketing. Mas, embora o marketing multicanal pressuponha o uso de vários canais, tentar segmentar todas as plataformas de mídia social apenas para alcançar mais pessoas pode, na verdade, transformar sua estratégia de marketing em um caminho inverso. Por quê? Seu conteúdo vai começar a sofrer. Lembre-se de que seu público-alvo está sempre interessado em conteúdo envolvente de alta qualidade que traga qualidade, não uma onipresença medíocre em todas as plataformas.
  • Escolha plataformas de mídia social de acordo com a demografia de seu público-alvo. Por exemplo, você descobrirá que as mulheres dominam o Instagram, enquanto os homens são mais ativos no Twitter. Sexo, idade e outros índices ajudarão você a determinar qual plataforma usar.
  • A onipresença da mídia social pressupõe produzir conteúdo diversificado. Embora a reciclagem de conteúdo seja uma estratégia de marketing eficiente, é um fato que os usuários da Internet ficam entediados muito rapidamente, então você não pode usar conteúdo reciclado o tempo todo. Estude o que cada plataforma de mídia social pode fazer por você em termos de conteúdo para ver, como você pode diversificá-la.

A mídia social também pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de suporte ao cliente multicanal. Considere isto: 67% dos consumidores relatam que geralmente se envolvem com o serviço de atendimento ao cliente de uma marca por meio das mídias sociais. Assim, a introdução de uma experiência perfeita de suporte ao cliente através de mídias sociais, incluindo chatbots e respostas automatizadas, não apenas ajudará você a se comunicar com os clientes, mas também ajudará seu cliente a reagir mais rapidamente.

2. Móvel vs. Desktop? Ambos!
A mania de dar preferência à versão móvel do site em uma versão para desktop só parece ganhar força. É verdade que a maioria das pessoas usa versões móveis de websites com mais frequência, por exemplo, quando está em trânsito ou procura informações on-line rapidamente. Entre os motivos, por que os profissionais de marketing investem nele, há o fato de o Google priorizar as versões para dispositivos móveis dos websites e ajudar a construir a credibilidade de uma marca.

3. Bonanza App de marca

Além de diversificar sua presença on-line por meio de diferentes versões do seu website e atingir diferentes plataformas de mídia social, sua estratégia de marketing multicanal pode se beneficiar muito de um aplicativo de marca.

De acordo com o MindSea, os usuários de dispositivos móveis gastam mais de 40 horas por semana usando aplicativos de smartphone. No entanto, MindSea também afirma que apenas 9,7% de todos os aplicativos são de marca e relacionados a negócios.

Obviamente, os aplicativos móveis exigem investimentos substanciais, não apenas para seu desenvolvimento, mas também para manutenção. No entanto, essa causa vale investimento, considerando todos os benefícios que ela traz:

  • Mais valor para os clientes. O aplicativo para dispositivos móveis contribui para aumentar o envolvimento do cliente, além de impulsionar as vendas. Isso se deve ao fato de os clientes obterem uma oportunidade conveniente para fazer compras em seus smartphones.
  • Melhor visibilidade da marca. Como muitas empresas não têm aplicativos de marca, investir em uma oferece uma oportunidade única de se destacar.
  • Uma contribuição valiosa para uma jornada positiva do cliente. Os clientes apreciam ter diferentes canais de interação com uma marca. Ter um aplicativo de marca em pleno funcionamento garantirá a você uma base sólida de clientes fiéis.

Um aplicativo de marca é um ótimo canal de marketing e comunicação, com investimento que renderá mais rápido do que o esperado. Ele cria um canal adicional para a sua empresa direcionar seu público-alvo e tornar a comunicação com eles mais eficaz.

Prepare-se para ir em vários canais!

Com tantas opções em mãos, não há desculpa para você não usar o mundo multicanal para sua estratégia de marketing. Você não apenas terá várias opções para divulgar seu negócio, mas também tornará a comunicação com seu público-alvo mais eficiente e diversificada.

Então, não fique para trás. Introduza o seu negócio para os vastos públicos-alvo em diferentes canais de redes sociais e envolva os utilizadores de dispositivos móveis através de uma versão para dispositivos móveis do Web site e de uma aplicação de marca. Não demorará muito até que sua estratégia de marketing veja os resultados positivos do mundo multicanal.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View