Como Se Auto Treinar Para Se Tornar um Líder

Como Se Auto Treinar Para Se Tornar um Líder

April 01, 2019

Algumas pessoas nascem líderes, mas ainda há boas notícias para aqueles que não são. Assim como acertar os pesos aumenta sua força e os estudos melhoram a pontuação de sua matemática, existem maneiras de treinar suas habilidades de liderança.

Se você não tiver confiança, ou simplesmente não tiver ideia de como dar ordens, mostraremos algumas maneiras diretas de melhorar sua capacidade de liderança.

Vire mestre em falar em público

Para liderar uma equipe, você precisará falar com confiança e até de forma assertiva. Isso não é fácil, especialmente para aqueles que evitam falar em público. No entanto, assim como qualquer coisa, quanto mais você pratica, mais fácil fica.

A melhor maneira de treinar essa habilidade é simplesmente fazê-lo o máximo possível. Aproveite qualquer oportunidade para falar na frente de grupos, seja no trabalho, na igreja, na escola, no campo de esportes ou em outro lugar. Mesmo que seja apenas perguntas simples, o fato de você falar na frente de seus colegas desenvolverá sua confiança.

Aperfeiçoe sua postura

O exército insiste em boa postura e pesquisas apoiam essa iniciativa. As pessoas que mantêm uma boa postura são vistas como tendo maior produtividade e qualidades de liderança.

Se sua cabeça for um pouco para frente, é hora de começar a arrumar isso. Tente manter a boa postura o máximo possível durante o dia. Eventualmente, isso irá se transformar em um hábito.

Se a sua má postura é causada por um problema de peso, ou uma volta fraca e ombros, então também pode ser hora de realizar algum treinamento físico.

Desenvolva uma imagem confiante

Ninguém vai seguir um general tímido para a batalha, por isso não espere liderar um time sem confiança. Você já terá ajudado a desenvolver esse atributo praticando sua fala e melhorando sua postura. No entanto, agora é a hora de levá-lo ao próximo nível.

O que importa é como você aparece - não o que você sente por dentro. Você pode não ter ideia do que está fazendo, mas é provável que ninguém mais o faça. Você simplesmente tem que manter a impressão de que sabe o caminho certo a seguir. Você então atrairá seguidores naturalmente.

Lembre-se de que a linguagem corporal mostra à sua equipe o que você está sentindo. Aprenda a manter uma rédea curta nessas ações sutis. Se você tem quaisquer carrapatos ou hábitos que surgem quando você está nervoso ou estressado, trabalhe em estratégias para mantê-los em segredo.

Aprenda como delegar

Se você é o capitão de um time de basquete, não pode jogar sozinho em todas as posições. Você precisa permitir que cada jogador realize sua posição delegada.

Se você receber um milhão de relatórios, não será possível escrevê-los sozinho. Nesse caso, você precisaria delegá-los a um serviço de redação.

Se um banner precisar ser atualizado no site da sua empresa, não o faça sozinho (especialmente se você não tiver habilidades em TI). Basta encontrar o administrador do site e fazer com que ele cuide do problema.

Como líder, você precisa aprender a gerenciar sua equipe e usar suas habilidades para concluir tarefas e atingir metas. Tentar fazer tudo sozinho é prejudicial. Você simplesmente estará correndo como um frango sem cabeça e pode até ser rotulado como um maníaco por controle ou micro-gerente. A responsabilidade do líder é liderar, por isso comece a aprender como delegar de forma eficaz.

Treinar essa habilidade envolve melhorar sua capacidade organizacional. Também envolve identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo. Além disso, lembre-se de que delegar não é ser preguiçoso. Na verdade, é uma das partes mais difíceis de ser líder, porque você precisará confiar totalmente nos outros para concluir tarefas.

Aprenda Como Resolver Conflito

Se você é o líder, é a pessoa que as pessoas abordarão quando tiverem um problema. Adivinhe, essa questão provavelmente será sobre um conflito entre duas pessoas, e será seu trabalho resolvê-lo.

A resolução eficaz de um drama interpessoal é uma das partes mais difíceis da liderança. Você precisará ser educado e respeitoso ao mesmo tempo em que lança um toque de autoridade.

Se você é alguém que foge do confronto, então você precisa treinar para perceber que alguns confrontos são necessários. Você também deve trabalhar em suas habilidades em lidar com pessoas.

Leia livros

Existe uma grande literatura sobre liderança e habilidades interpessoais, como “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie. Você pode sentir que a liderança requer treinamento prático. No entanto, nem sempre é preciso sujar as mãos. Simplesmente relaxe e pegue um livro.

Boa sorte em sua missão

Independentemente de suas habilidades de liderança inatas, você selecionou uma tarefa desafiadora. Muitas pessoas podem aprender a liderar, mas o truque é liderar com sucesso. Esse caminho é desafiador e exigirá um treinamento sério, mas os resultados valerão a pena.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View