Como Escrever Uma Grande História Sobre o Seu Negócio

Como Escrever Uma Grande História Sobre o Seu Negócio

November 26, 2018

Elaborar uma ótima história de negócios não é tão simples quanto parece. Há muitos aspectos do processo que parecem ser ligeiramente contraintuitivos. No entanto, vale a pena investir o tempo e o dinheiro extra na construção de sua própria narrativa corporativa, e este artigo pretende explicar como fazê-lo e por que é essencial.

Indiferente da indústria em que você opera, ter uma boa história criará uma ligação profunda com seus clientes existentes e potenciais. Além disso, é essencial decidir sobre as formas pelas quais sua empresa apresentará essa história ao público em geral. Então, vamos mergulhar direto nisso.

Não é sobre você, é sobre as pessoas

Sua história de negócios não é exatamente sobre os detalhes de como você conseguiu estabelecer uma empresa de sucesso, por mais importante que você acredite que seja. Criar uma história não é uma chance de se gabar de suas conquistas. No entanto, nossos cérebros muitas vezes nos induzem a acreditar no oposto. Criar uma narrativa corporativa é um meio para mostrar os valores da sua empresa.

“Tanto sua atenção quanto sua perspectiva precisam ser direcionadas para as pessoas que um dia usarão seu serviço. Quando eles são apresentados com uma história, eles querem drama e conflito, não se gabando de conquistas. Em outras palavras, não se gabar e começar a se relacionar com seu público, ”- Amanda Sparks, redatora da TopDownWriter.

Acertar o emocional do público

É melhor abordar essa história, não como um roteiro para os marcos do seu negócio, mas sim um amálgama de eventos emocionais. Ao fazer isso, você fala o idioma do seu cliente. Imagine que você está executando um SaaS. Falar aos clientes sobre as tentativas de não conseguir encontrar uma maneira de integrar seus bancos de dados em um CRM de maneira adequada não é cativante nem divertido.

“Sua marca precisa ter voz humana, não é um relatório para os acionistas. Tente dizer a eles como foi complicado passar por várias etapas do seu roteiro e como você e sua equipe se sentiram durante os períodos mais difíceis do desenvolvimento da empresa. Isso ajuda você a se relacionar com seus clientes ”, diz Daniela Chang, editora da Brainished.

O layout é importante

Pense em como sua história será entregue. Qual é o meio pelo qual você o apresentará? Você escolherá vídeo ou um texto bem escrito? Onde será publicado? Estas são algumas das questões cruciais que precisam ser respondidas antes de começar a criá-lo.

Você pode apresentar sua história de uma forma muito breve, colocando-a em sua seção "Sobre nós", ou torná-la um texto de leitura mais longa e anexá-lo ao seu whitepaper ou blog.

Faça o que fizer, certifique-se de estruturar o seu texto com quatro questões essenciais:

  • Idéia: Qual é a ideia principal que iniciou sua startup / empresa?
  • Começo: Como surgiu sua startup / empresa?
  • Processo: o que é especial por trás do seu fluxo de trabalho?
  • Diferenciação: como você é melhor que o resto?

“Você é livre para apresentar sua história de marca de qualquer maneira, mas é imperativo que você apresente seu leitor e cliente em potencial com uma história completa, não apenas um esboço fragmentado”, afirma Natalie Andersen, redatora sênior da GetGoodGrade.

Clientes compram narrativas

É importante transmitir que seu cliente compra seu produto junto com sua história inspiradora. Sua história não precisa ser inclusiva e afirmar que seus clientes fazem parte da história, sugerir que, ao comprar seus produtos, eles estão comprando o esforço coletivo e centenas de noites sem dormir das pessoas que fizeram essa empresa acontecer.

Conclusão

É importante ressaltar que delinear os aspectos estratégicos e logísticos da elaboração de uma história de marca antes de realmente fazer isso é absolutamente vital. Outro ponto importante é que sua narrativa não é sobre você e seu sucesso, mas sim sobre as dificuldades de sua empresa e sobre como o cliente faz parte dessa série de eventos.

E, por último, é essencial delegar uma história a um profissional, considerando o quanto eles são experientes em transmitir significado e emoção complexa com palavras.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View