Como Dar Uma Apresentação Diferenciada: Tudo Que Você Precisa Saber

Como Dar Uma Apresentação Diferenciada: Tudo Que Você Precisa Saber

March 13, 2019

Você já viu uma apresentação que te surpreendeu? Talvez alguém da sua turma fez um powerpoint brilhante neste semestre ou você teve a sorte de participar de uma conferência com um palestrante incrível durante o seu primeiro ano em sua função atual.

De qualquer maneira, alguma coisa da apresentação provavelmente ficou com você. Poderia ter havido uma parte significativa dos dados mencionados que você ainda se lembra ou uma sábia palavra de algum conselho que você tem usado até hoje.

Pode parecer que tais apresentações são difíceis de encontrar, mas na realidade, você tem o potencial de dar uma apresentação tão boa quanto, se não melhor. Sério, tudo se resume à preparação adequada e à entrega correta!

Aqui está tudo que você precisa saber sobre como fazer uma apresentação diferenciada.

Tome muito tempo para se preparar

Assim como qualquer outra coisa na vida, você tem que trabalhar duro para dominar as técnicas de apresentações. Mesmo que você pense que falar em público vem naturalmente, não é difícil sintonizar suas habilidades. Comece a melhorar suas apresentações como um todo, mudando a maneira de se preparar.

A seguir, três coisas que você precisa fazer para se preparar para o sucesso.

Conheça seu público

Você poderia dar o melhor discurso em todo o mundo, mas se não se relacionar com o seu público, não é uma boa apresentação. Você tem que saber com quem você está falando.

Pense na diferença entre conversar com seus pais e a maneira como você conversa com seu melhor amigo. Você provavelmente aborda cada conversa com um certo tipo de linguagem corporal e forma de falar. As diferenças entre apresentar-se a um painel pequeno em comparação a uma grande multidão funcionam de maneira semelhante, assim como a abordagem de jovens universitários versus alunos do ensino fundamental ou de empresas.

Todo público tem uma personalidade. Eles têm um conjunto claro de valores e uma maneira única de pensar. Entenda isso para realmente dar uma ótima apresentação.

Crie uma apresentação impressionante

Quando souber com quem está falando, pense no que realmente quer dizer. Defina uma meta clara para a apresentação, uma razão para você estar lá e o que você quer que as pessoas tirem dela. Então, crie uma história em torno disso.

A história é fundamental para a força da apresentação. Se o seu objetivo é fazer um discurso de vendas ou fazer algum tipo de recrutamento, por exemplo, você tem que falar sobre valor e propósito, não preços ou folhas de inscrição. Os últimos são apenas meios para um fim, o primeiro é o motivo pelo qual as pessoas agirão sobre o que você está dizendo em primeiro lugar.

Depois que a história estiver clara em sua mente, você precisa fazer com que ela ganhe vida. Encontre o melhor software de apresentação disponível e use-o em todos os seus eventos de palestras.

Certifique-se de que cada slide é atraente e memorável para manter a atenção do público do início ao fim. Você pode fazer isso com gráficos personalizados ou frases com texto em negrito. Em caso de dúvida, porém, quanto menos é mais regra; você não quer que as pessoas se concentrem tanto nos slides que elas param de ouvir o que você está dizendo.

Prática, Prática, Prática

A última parte da preparação é prática. Criar uma apresentação bonita é uma coisa, mas entregá-la bem é outra. A entrega depende de quantas vezes você pratica.

Quanto mais você passar por cada slide e pensar sobre o que você vai dizer e se mover pela sala, mais natural será a apresentação quando for a hora do show. Praticar transforma uma apresentação enorme em algo de uma conversa, apenas uma que você carrega de um palco na frente de muitas pessoas.

Além disso, elimina qualquer nervosismo persistente que você esteja tentando abalar.

Seja confiante

Como você pode ter um diálogo tão formal e longo com uma audiência inteira? Com confiança, claro. Enquanto você está trabalhando no que quer dizer e quando clicar nos slides, crie sua confiança também.

Isso melhorará sua linguagem corporal e minimizará gaguejos ou palavras incorretas. Confiança coloca um certo tipo de poder por trás de tudo que você diz. Ele agrega valor a toda a apresentação porque é o toque final de todas as dicas de habilidades de apresentação nas quais você está trabalhando.

Tenha cuidado de ser arrogante, no entanto. Você quer encontrar o equilíbrio entre não ter confiança e ter muito.

Por exemplo, saiba quando fazer uma pausa para dar ênfase, mas também esteja ciente de quando suas pausas estão enrolando a apresentação. Fale com volume suficiente sem gritar com o público ou forçar sua voz. Mais importante, não se leve muito a sério - divirta-se um pouco com a sua apresentação, independentemente do assunto.

Guarde espaço para perguntas e comentários

Por mais que a preparação e a confiança façam com que você pareça bom e inteligente, você precisa fazer mais uma coisa para seu público: deixe-os fazer perguntas. No final do dia, você está aqui para fornecer valor a eles.

As perguntas fazem com que os membros da audiência se sintam ouvidos, valorizados e importantes. Eles abrem discussão sobre coisas que você não teve tempo de cobrir durante a apresentação e ajudam a esclarecer o que outras pessoas na sala podem estar se perguntando. Para não mencionar, pode haver uma ou duas perguntas brilhantes que você pode usar como feedback para melhorar futuras apresentações.

Como dar uma apresentação diferenciada: Relaxe!

Se você fez todas as coisas acima, não precisa se preocupar em como fazer uma apresentação diferenciada. Os preparativos certos, uma boa história e um pouco de confiança irão percorrer um longo caminho. Combine isso com algum tempo extra no final para obter todas as palavras e responder a quaisquer perguntas, e você está pronto.

Tudo o que resta é realmente fazer a apresentação! Se você quiser ter absoluta certeza de que está tão bem preparado quanto possível, confira todas as outras dicas de apresentação que temos em nosso blog.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View