Como Criar uma Tabela Dinâmica Para Analisar Dados no WPS Office

Como Criar uma Tabela Dinâmica Para Analisar Dados no WPS Office

February 18, 2019

A tabela dinâmica é uma ferramenta valiosa para exibir os resultados de dados que foram analisados e resumidos. Você sabe como usar as planilhas WPS para criar uma tabela dinâmica? Neste tutorial, iremos guiá-lo pelas etapas. Você pode acompanhar e praticar fazendo um você mesmo.

Abaixo está um exemplo usando os dados de amostra para uma venda de laptops de três dias. Vamos mostrar-lhe como resumir os números e lucros de todos os dados usando a Tabela Dinâmica.


data

Passo 1: Clique em Tabela Dinâmica na guia Inserir

Para criar uma tabela dinâmica, selecione o local de destino que você deseja inserir sua tabela dinâmica e, em seguida, vá para a guia Inserir e, em seguida, clique em Tabela Dinâmica.

PivotTable Tab

Passo 2: Selecione um Intervalo de Dados

Depois de clicar em Tabela Dinâmica, uma janela Criar Tabela Dinâmica será exibida. Em seguida, arraste o mouse para selecionar o intervalo de dados a partir do qual você deseja criar sua primeira tabela dinâmica.

Data Range

Passo 3: Faça seu Primeiro Relatório Dinâmico

A interface de usuário da tabela dinâmica WPS Spreadsheets é muito intuitiva. Para começar, vamos fazer uma breve introdução: como mostrado abaixo, a planilha é dividida em três seções:

  • Corpo da planilha: exibe os dados e o relatório dinâmico.
  • Lista de Campos: Exibe todos os campos dos dados selecionados.
  • Áreas de Tabela Dinâmica: Com base nas suas necessidades de análise de dados, arraste os campos na lista de campos entre as áreas abaixo.
  • Create PivotTable

    Nesta análise, desde que precisamos do resumo de preços e números para cada tipo de laptop. Em seguida, arrastamos os Produtos para ROWS/LINHAS e o No. de produtos, além de Lucros para VALUES/VALORES. Uma tabela dinâmica resumida é mostrada à esquerda.

    Passo 4: Gere um Gráfico Dinâmico Para uma Clara Visualização

    Um gráfico dinâmico é a representação visual de uma tabela dinâmica em planilhas. Vá para a guia Options/Opçōes e selecione PivotChart/Tabela Dinamica.

    PivotChart

    Passo 5: Personalize o Gráfico Dinâmico

    Uma janela "Inserir gráfico" será exibida. Como existe uma grande diferença entre as duas escalas, é melhor clicar na guia Combo para fazer a personalização.


    Nesse caso, selecione "Clustered Column" para Soma de Lucros e "Line/Linha" para Soma de No. de produtos em Tipo de Gráfico. Verifique o Eixo Secundário para Nº de produtos para criar outra escala.

    Cutom Combination

    Passo 6: Formate o Gráfico Dinâmico

    Um gráfico dinâmico é gerado. Como a escala para lucros é de milhares, é necessário formatar a escala. Portanto, escolha Formatação e clique em AXIS na guia AXIS OPTIONS. Em Número, selecione Categoria numérica e altere Casas decimais para 0.



    Existem várias ferramentas que você pode usar para formatar seu gráfico. Apenas passe algum tempo criando o seu próprio.

    Format

    Embeleze e mude o estilo do gráfico dinâmico

    Você notou que há três botões no lado direito do gráfico? Clique na parte superior para criar rapidamente seu gráfico. Aqui, selecionamos o primeiro para adicionar e editar um título no gráfico.

    Title added

    Parabéns! Você acabou de concluir sua primeira tabela dinâmica e gráfico. Não é difícil, certo? Basta brincar e praticar mais para ser um especialista em planilhas WPS!

    About Author

    Marketing team in the WPS office located in Mountain View