Como Avançar Sua Carreira Quando a Tecnologia Está Mudando?

Como Avançar Sua Carreira Quando a Tecnologia Está Mudando?

January 14, 2019

De Alan Turing-inspirado ENIAC (Electronic Numerical Integrator e Computer) para Deep Learning (DL), a tecnologia já percorreu um longo caminho nos últimos 80 anos. E mesmo quando temos as mãos na tecnologia mais avançada da história da humanidade, alguns dizem que é apenas o alvorecer da era digital.

Escusado será dizer que a tecnologia alterou a maneira como pensamos, trabalhamos e vivemos e, embora continue a melhorar as nossas vidas em grande escala, a sua natureza em mudança está a criar uma série de desafios para as pessoas em várias profissões. À medida que a tecnologia evolui, os padrões de trabalho em várias organizações também precisam evoluir simultaneamente.

Para os indivíduos, a mudança na tecnologia é mais do que apenas um desafio. Na verdade, esse rápido avanço na tecnologia também ameaça seus empregos. Se você está se esforçando para se ajustar neste cenário tecnológico dinâmico, talvez seja necessário analisar sua carreira de uma perspectiva totalmente nova. De fato, você precisará dar alguns passos cruciais para avançar sua carreira em meio às adversidades.

Tente tomar a iniciativa além do seu cargo atual

Ser bom no que você faz não será suficiente no mundo competitivo de hoje. Em vez de manter seu cargo ou o departamento para o qual você trabalha, entenda o negócio ou o setor em que você está envolvido. Ao desenvolver um melhor entendimento do negócio, você pode pensar em maneiras pelas quais a empresa usa a tecnologia.

Se a sua função de trabalho é toda sobre tecnologia, pode ser uma ótima oportunidade para você ter um impacto significativo na forma como a organização aproveita a tecnologia para melhorar suas operações e interação com o cliente. Você também pode usar o avanço tecnológico em seu favor quando você tem uma imagem maior em mente.

Esteja preparado para aprender novas habilidades

Muitas organizações já estão trabalhando para aperfeiçoar toda a equipe (incluindo os sócios seniores) para que possam atender às demandas do mercado e às exigências dos clientes à medida que surgem. Embora isso possa ajudar os funcionários a encontrar novos caminhos para aprimoramentos na carreira, às vezes os funcionários também precisam iniciar as coisas do seu lado.

Rod Adams, Líder de Aquisição de Talentos dos EUA na PwC, mencionou em comunicado que se o empregador não fornecer um aprendizado abrangente digital ou aplicado, os funcionários devem investir na longevidade da carreira, onde a qualificação torna-se um compromisso pessoal. Em palavras mais simples, mesmo que o empregador não inicie nenhum programa de qualificação na organização, você deve levar o assunto às suas mãos e aprender novas habilidades, o que, acredita, pode levar sua carreira a outro nível.

Saiba como e onde você se envolve melhor com o aprendizado de novas habilidades

Depois de reunir suficiente experiência em uma profissão, pode parecer que você não precisa mais aprender novas habilidades. Mas, como mencionado anteriormente, você precisa continuar aprendendo novas habilidades não apenas para permanecer relevante para os avanços tecnológicos, mas também para impulsionar sua carreira no processo. No entanto, você precisa ter um senso de autoconsciência em todos os estágios de sua carreira para conseguir isso.

Aprender novas habilidades será muito mais conveniente para você se puder identificar qual meio de aprendizado é perfeito para você. Por exemplo, algumas pessoas aprendem melhor com vídeos, enquanto algumas aprendem melhor lendo. Você precisa descobrir qual deles combina com você da melhor maneira. Além disso, você precisa procurar oportunidades de aprendizagem fora da organização. Como mencionado, o empregador nem sempre pode tomar a iniciativa de aprimorar os funcionários. Em tais situações, você pode precisar descobrir novos recursos para aprender.

Aprenda a ouvir

A maioria das pessoas não reconhece isso, mas ouvir é a ferramenta de rede mais poderosa que você tem. Na verdade, se você puder usar essa habilidade adequadamente, ela pode até ajudá-lo a construir sua carreira. Alguns especialistas dizem que você aprende as melhores lições da vida quando dá ouvidos a pessoas mais sábias. Interaja com as pessoas e ouça o que elas têm a dizer sobre todos os requisitos em constante mudança do mercado e os avanços tecnológicos.

À medida que você amplia sua rede profissional, você aprende mais sobre as novas habilidades que serão eficazes na mudança do cenário digital. Na verdade, ouvir algumas das mentes mais brilhantes da indústria pode ajudá-lo a aprender algo novo em qualquer ocasião. Assim, mesmo que você tenha outras maneiras de aprender as novas habilidades ou de melhorar o conjunto de habilidades existentes, ouvir pode ajudá-lo a impulsionar sua carreira de uma maneira não convencional.

Identifique o objetivo de sua carreira

Nós todos sabemos que ter uma carreira profissional é mais uma obrigação do que uma escolha em nossa sociedade. E essa é uma das razões pelas quais a maioria das pessoas começa suas carreiras sem ter um objetivo definido. Por essa razão, muitos deles não conseguem superar os desafios quando a situação é adversa. Se for o mesmo para você, você pode precisar começar a perceber algumas coisas no trabalho que podem ajudá-lo a identificar onde está realmente sua paixão.

Como mencionado anteriormente, a tecnologia continuará melhorando, e você pode precisar aprender novas habilidades em todas as etapas para lidar com as mudanças. Se você for claro sobre o propósito de sua carreira, poderá identificar as áreas em que precisa trabalhar mais para avançar em sua carreira. Comece avaliando todas as tarefas e projetos aos quais você está designado, e veja quais você estava animado para realizar. Isso definitivamente ajudará você a ter uma ideia do quadro maior.

Acredita-se que o avanço da tecnologia e a introdução da automação colocarão um número significativo de empregos fora de ordem nos próximos anos. No entanto, os especialistas acreditam que a força de trabalho humana ainda será relevante nos próximos dias, já que as habilidades humanas são algo que não pode ser substituído por máquinas.

Então, embora você possa precisar melhorar seu conjunto de habilidades aprendendo novas coisas em cada etapa, talvez também precise trabalhar em suas habilidades humanas para avançar em sua carreira quando a tecnologia muda rapidamente. Como mencionado anteriormente, seja um bom ouvinte, toque na rede certa da maneira certa e concentre-se nas áreas pelas quais você é apaixonado para fazer sua carreira progredir em um cenário profissional altamente mutável.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View