Cinco Efeitos Positivos da Tecnologia na Educação

Cinco Efeitos Positivos da Tecnologia na Educação

October 09, 2018

As tecnologias modernas assumem um papel importante em nossas vidas. Mas as discussões sobre o papel da tecnologia na educação continuam aparecendo mesmo nas instituições educacionais mais modernas e desenvolvidas. Os novos tablets e smartphones ajudam as crianças a aprender ou sua função é apenas entreter? Vamos descobrir.

O processo educacional experimenta um tremendo impacto devido à proliferação da tecnologia. Ao mesmo tempo, se a introdução das tecnologias na maioria das áreas é em grande parte de aprovação, a situação na esfera educacional é bastante controversa. A questão é que a conveniência de um processo de aprendizagem de alta tecnologia tornou-se assunto de disputas temáticas. Muitos estudiosos temem que a tecnologia substitua os professores, e esse ato afetará negativamente o sistema educacional. Outros, pelo contrário, argumentam que usando aparelhos, as crianças aprendem melhor. Escusado será dizer que cada uma das partes está certa. As tecnologias modernas apenas se beneficiarão do processo educacional se forem aplicadas adequadamente. Por exemplo, é tolice negar que um tablet atraia mais as crianças do que os livros de papel comuns. Então, por que não se beneficiar disso, tornando o processo de aprendizagem não apenas útil, mas também estimulante? Afinal, as crianças fazem melhor do que gostam (e adultos também). Vamos considerar os benefícios mais óbvios da tecnologia na educação.

1. Acesso a um enorme conhecimento informativo

A Internet conecta as pessoas, portanto, pode ser usada como uma ferramenta eficaz para obter conhecimento. Os usuários da Web precisam apenas inserir informações específicas que desejam encontrar nos mecanismos de pesquisa, o que os levará a milhões de resultados de pesquisa. Existem vários sites informativos e diretórios da web que oferecem informações sobre diversos tópicos. Os alunos podem usar a Internet para obter todas as informações adicionais necessárias para expandir sua base de conhecimento. Um ótimo exemplo de uso eficiente da rede mundial de computadores para o aprendizado é a assistência acadêmica, que atualmente está sendo oferecida em todo o mundo.

2. Ausência de limites geográficos e políticos nas redes sociais.

Atualmente, cidadãos de diferentes países do mundo virtual compartilham suas opiniões, pensamentos e se comunicam sem limites. Qualquer usuário deste ambiente pode discutir com segurança seus pensamentos e perguntas, conversar com amigos virtuais sobre seus problemas, que não podem ser compartilhados com seus familiares ou amigos off-line. Em um espectro mais amplo, os usuários dessas redes sociais podem trocar opiniões sobre os programas e políticas de seu próprio governo. Por exemplo, uma das razões que influenciaram o alto nível de participação pública e política em revoltas e revoluções recentes foi a presença de usuários no mundo virtual e apelos à luta contra os governos ditatoriais.

A Internet gradualmente se torna uma das mais importantes fontes de informação e uma ferramenta muito conveniente para a comunicação. Graças à Internet, qualquer pessoa pode transferir informações diretamente sobre redes de computadores à distância, bem como para necessidades educacionais, científicas e de gerenciamento. No futuro, todas as instituições de ensino unirão seus computadores em uma única rede com a possibilidade de acesso à Internet. Efeitos da tecnologia para os estudantes são óbvios. O processo de aprendizagem tornou-se mais fácil, bem como mais acessível à população dos países em desenvolvimento. Não importa qual informação você precise, na Internet você certamente a encontrará.

3. Alto grau de visibilidade

Na escola, o computador ajuda o professor a combinar rapidamente uma variedade de ferramentas que contribuem para uma assimilação mais profunda e informada do material estudado, economiza o tempo de aula e permite organizar o processo de aprendizado por meio de programas individuais. Por exemplo, os programas de computador de treinamento realizam um uso da tecnologia na educação. Permitem dar ilustrações dos conceitos mais importantes de objetos em um nível que provê vantagens qualitativas em comparação com métodos tradicionais de ensino. Eles são baseados em um aumento significativo na visibilidade, ativação da atividade cognitiva do estudante, uma combinação de mecanismos de pensamento verbal-lógico e imaginativo. Requisitos tradicionais para o ensino de conhecimentos (lembre-se, ser capaz de reproduzir) são gradualmente transformados em requisitos para habilidades básicas de informação, como a busca de conhecimento (ser capaz de encontrar e resolver qualquer tarefa).

4. Educação a Distância

A TI facilita o acesso à informação e abre oportunidades para a variabilidade das atividades de aprendizagem. Sua individualização e diferenciação, permitem organizar de maneira nova a interação de todos os sujeitos da educação, para construir um sistema educacional em que o aluno seja um participante ativo e igual no processo educativo. Além disso, o uso de tecnologias pode substituir muitos recursos tradicionais de ensino. Tal substituição é muito eficaz, pois estimula os alunos a manterem o interesse pelo assunto, criando um ambiente de informação.

5. Os Alunos são Capazes de Auto Avaliar-se

Modernos programas de computador multimídia permitem que os alunos visualizem o resultado de suas ações. Não devemos esquecer a importância da tecnologia na educação. O uso de computadores torna a aula atraente e verdadeiramente moderna. Durante esta ocasião, uma individualização do treinamento aparece, controla e resume exatamente em tempo, e os alunos não precisam procurar as respostas por si mesmos.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View