A Ciência Por Trás de Como a Música Afeta a Produtividade

A Ciência Por Trás de Como a Música Afeta a Produtividade

October 02, 2018

Você adora ouvir música enquanto trabalha, limpa a casa, prepara o jantar ou dirigi em seu carro. Você percebeu que essas músicas realmente têm o poder de torná-lo mais produtivo?

Apesar de alguns pessimistas, a ciência mostrou que a música afeta o cérebro e de uma forma positiva. Então, da próxima vez que seu empregador disser para você desligar a música, você terá como provar de que é bom para o resultado final.
Agora, você tem mais motivos do que nunca para montar uma lista de músicas favoritas, especialmente quando precisar lidar com tarefas difíceis ou chatas.

Lidando com Repetição
As tarefas repetitivas ficam chatas depois de um tempo, como a digitar dados em uma planilha. No entanto, estudos já em 1970 mostraram que a música de fundo ajuda a aumentar a eficiência durante tarefas repetitivas. Seja por meio de montanha de e-mails ou para acelerar a produção em uma linha de montagem, a música tem o poder de tornar essas tarefas um pouco mais rápidas.

Mais rápido e mais criativo

Em um estudo entre os desenvolvedores de sistemas de informação em computadores, descobriu-se que a música tornou os desenvolvedores muito mais produtivos. Na verdade, eles realizaram suas tarefas mais rapidamente do que o grupo que trabalhava em um ambiente silencioso.

Um achado ainda mais interessante foi que a música ajudou a aumentar o humor dos funcionários, o que os levou a serem mais criativos e focados.

Música faz as pessoas mais felizes

Você provavelmente já percebeu isso, mas o tipo certo de música deixa você mais feliz. Agora, considere como isso afetaria sua produtividade. Você pode odiar a limpeza da casa, então você adia. Se você está ouvindo música e se sentindo bem, essa tarefa pode não parecer tão ruim. Na verdade, você pode passar por isso e realmente se divertir ao longo do caminho.
A música faz com que o cérebro libere a dopamina química. Naturalmente, isso depende do tipo de música que você ouve. Ouvir uma música triste depois de ter seu coração partido não vai fazer você se sentir mais feliz ou mais produtivo. Psicologia hoje mesmo diz que nossos cérebros estão ligados desde o primeiro dia para processar música. Isto deve dizer-lhe o quanto é importante para a sua vida diária, incluindo a produtividade.

Ouvindo a música certa

Não fique animado ainda. Você provavelmente não deve começar a tocar os últimos hits da sua estação favorita. Para obter o máximo de benefícios da música, você precisa ouvir o tipo certo de música.

Antes de mais nada, ouvir música por conta própria é considerado uma tarefa. Afinal, seu cérebro está processando as letras e vários instrumentos. Isto é especialmente verdadeiro quando você tem que lutar contra o desejo de começar a cantar junto.
Dr. Anneli B. Haake assumiu um estudo que afirmava que ouvir música era parte de um problema crescente de multitarefa que prejudicava a produtividade. Haake realizou outros estudos para ver se a música distraía ou não e descobriu que o tipo de música fazia diferença. De acordo com os estudos de Haake, algumas coisas a considerar incluem:

  • Letra da música
  • Complexidade da música
  • Nível de ruído, especialmente se dificulta conversas e interações no local de trabalho
  • Complexidade de Tarefas
  • Se o ouvinte gosta do tipo de música

Essa não é a única coisa que você deve ter em mente ao escolher a música certa para aumentar a produtividade. Você também deve verificar se a música escolhida atende aos seguintes critérios:

  • Aumenta o seu humor - Nenhuma música triste ou sombria
  • Escolha músicas no modo principal versus menor
  • Considere instrumental sobre letras, especialmente quando se trabalha com os outros
  • Mantenha a música em segundo plano em comparação com a vanguarda para evitar distrações
  • Escolha músicas de que você goste, pois você se concentra mais em tarefas do que em não gostar da música
  • Escolha músicas que se ajustem ao ritmo de suas tarefas

Pode parecer excessivamente complicado, mas você sabe quais tipos de música funcionam melhor para você. Lembre-se de que, se estiver trabalhando com outras pessoas, garanta que sua música não distraia as pessoas. Afinal, eles podem querer ouvir suas próprias músicas para aumentar a produtividade.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View