7 Maneiras de Tornar a Nuvem Mais Segura Para Seus Arquivos

7 Maneiras de Tornar a Nuvem Mais Segura Para Seus Arquivos

October 12, 2018

As preocupações de segurança são uma das principais razões pelas quais as pessoas hesitam em usar a nuvem. Quem pode culpá-los? Afinal, quantos escândalos de celebridades aconteceram devido a invasões de contas na nuvem?
Embora nunca exista uma maneira de tornar qualquer serviço ou computador 100% seguro (os hackers são incrivelmente persistentes), é possível tornar sua conta na nuvem tão segura que as chances de ser hackeada são praticamente eliminadas.
Serviços em nuvem são essenciais para o backup de fotos e documentos insubstituíveis. Portanto, não deixe que os medos de segurança o impeçam de utilizar essa tecnologia.

1. Crie Senhas Fortes

Isso não se aplica apenas aos serviços em nuvem. Na maioria dos casos, não é o provedor de nuvem que é hackeado, mas contas individuais. É possível que um hacker tenha seus dados invadindo outro serviço, como o ataque maciço do Yahoo. Se você usa a mesma senha em várias contas, tudo que o hacker precisa fazer é simplesmente fazer o login com facilidade. Ou, se você usar uma senha simples, eles poderão "adivinhá-la" usando ferramentas especiais em apenas alguns minutos.

Algumas dicas para criar senhas mais fortes incluem:

  • Misture letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos
  • Mais é melhor
  • Evite usar frases comuns ou gírias
  • Torne cada senha pelo menos um pouco única (até mesmo adicionar um símbolo diferente faz a diferença)
  • Use uma letra específica (ou número / símbolo no lugar de uma letra) de cada palavra em uma frase só você sabe

Se precisar de ajuda para lembrar suas senhas, considere armazená-las em uma planilha em uma unidade flash ou usar um aplicativo de armazenamento de senhas.

2. Use Somente Serviços Confiáveis

Existem centenas de provedores de armazenamento em nuvem. Enquanto aquele ultra barato que diz oferecer armazenamento ilimitado soa legal, pode não ser seguro. Sempre procure por recursos de segurança, como criptografia. Se não houver recursos de segurança incorporados, use um serviço de nuvem diferente.

3. Evitar o upload de dados confidenciais

Embora você possa querer um backup de seus documentos fiscais, armazená-los na nuvem pode não ser seguro. Dados altamente confidenciais que os hackers podem usar para comprometer sua identidade são mais bem armazenados em casa. Considere armazená-los em um disco rígido externo ou unidade flash e colocá-lo em um cofre em seu banco local como backup.

4. Criptografar antes de fazer o upload

Se todo o seu propósito de usar a nuvem for fazer o backup desses documentos confidenciais, haverá uma maneira de tornar a nuvem mais segura para esses arquivos. Basta criptografar seus arquivos antes de enviá-los. É ainda melhor quando seu serviço de nuvem criptografa também.

5. Minimize o acesso

A nuvem é incrivelmente fácil de usar e bastam alguns cliques para conectar vários serviços para uploads automáticos. No entanto, todos os serviços que você conecta significam uma possível vulnerabilidade. Se um hacker tiver acesso a um serviço, ele poderá acessar seus arquivos na nuvem.
Em vez disso, analise regularmente sua conta de serviço de nuvem para ver quais serviços de terceiros estão conectados. Se não for absolutamente necessário, revogue o acesso.

6. Use Precauções Básicas de Segurança

Como você provavelmente tem o aplicativo do seu provedor de nuvem em seu telefone, tablet ou computador, é necessário tomar as precauções básicas de segurança no dispositivo que está usando. Algumas maneiras de manter sua conta na nuvem mais segura incluem:

  • Usando ferramentas atualizadas de antivírus e anti-malware
  • Nunca carregue arquivos usando o Wi-Fi público (use uma VPN se precisar)
  • Atualize seu aplicativo na nuvem para a versão mais recente
  • Apenas compartilhe seu dispositivo com pessoas em quem você confia
  • Nunca visite sites questionáveis, baixe aplicativos suspeitos ou abra emails / textos de remetentes nos quais você não confia

7. Não compartilhe seus arquivos

A menos que seja absolutamente necessário, não compartilhe seus arquivos. Isso é diferente para empresas em que a colaboração é uma das principais razões para os serviços de armazenamento em nuvem. Para indivíduos, limite o compartilhamento. Quando você compartilha arquivos, coloque-os em uma pasta diferente e compartilhe somente com pessoas específicas. Se você deseja otimizar ainda mais a segurança, use um provedor de nuvem para os arquivos que deseja compartilhar e outro provedor para arquivos particulares.

Serviços de armazenamento em nuvem não são algo para se temer. Apenas tenha cuidado e seus arquivos permanecerão seguros e salvos em backup.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View