7 Dicas de Segurança Cibernética para Aumentar sua Produtividade nos Negócios

7 Dicas de Segurança Cibernética para Aumentar sua Produtividade nos Negócios

June 01, 2019

De todos os aspectos das organizações multifacetadas que existem no mundo hoje, nenhuma delas chega tão perto de ser importante para a lucratividade de uma empresa como a produtividade.

Simplificando, sua empresa deve produzir eficientemente e lucrativamente. Quando a produtividade é alta, a lucratividade também é alta. É uma medida simples do desempenho de um negócio.

Para melhorar a produtividade, um problema que muitas vezes acontece é que os gerentes negligenciam os benefícios da segurança cibernética para ganhos percebidos em eficiência. Como garantir uma segurança adequada ocupa uma boa quantidade de recursos, muitos gerentes pensam nisso como um obstáculo ao sucesso de uma empresa.

Muitos gerentes parecem pensar que o aumento das medidas de segurança cibernética atrapalham a capacidade das pessoas de realizar o trabalho, mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

A integração de medidas de segurança é uma das melhores maneiras de melhorar a produtividade dos funcionários e dos negócios em geral. Isso funciona através de vários mecanismos, desde estimar e eliminar desperdícios até garantir que os funcionários estejam seguros.

1. Reduzindo o número de violações de segurança

A primeira e talvez mais óbvia maneira de fortalecer sua segurança para melhorar a produtividade é diminuir o número de violações que sua empresa enfrenta.

A implementação dessa medida de segurança pode levar um tempo considerável, dependendo dos recursos que precisam ser implementados. No entanto, eles acabam economizando tempo a longo prazo porque, em vez de gastar esse tempo corrigindo um problema, você o impediu ativamente.

Nos casos em que uma violação acontece e o público é obrigado a ser notificado conforme estabelecido pela lei, a empresa pode perder clientes e talvez até mesmo trabalhar a moral entre os funcionários. Um bom sistema de segurança cibernética garante que isso não aconteça.

2. Automatizando partes do processo de segurança

Outra maneira de simplificar o processo de segurança em uma organização é automatizar as tarefas mais repetitivas de maneira significativa, em vez de alguém operar a estação o tempo todo.

Por exemplo, ter RFID passa no local ou, se possível, scanners biológicos como leitores de impressões digitais tornam o acesso às instalações muito mais seguro.

Isso leva à recuperação do tempo e, posteriormente, um aumento na produtividade. Automatizando o acesso a determinados registros do computador para que possam ser recuperados remotamente, como outro exemplo, não seria necessário que uma pessoa estivesse fisicamente lá ou até mesmo distribuindo senhas e códigos de acesso confidenciais.

3. Fique de olho em como a internet está sendo usada

Os funcionários que visitam websites improdutivos durante o horário de trabalho são uma das principais formas de desperdício de produtividade.

Para evitar isso, o acesso a determinados sites que distraem, incluindo sites de mídia social, pode ser completamente restrito ou limitado. Isso pode acabar economizando grandes quantidades de tempo de produtividade do funcionário e redirecioná-lo para o trabalho.

Também funciona nos dois sentidos. Sabe-se também que a administração prefere passar mais tempo no Twitter do que supervisionar adequadamente os funcionários. Com medidas mais rigorosas, nem mesmo elas podem ficar fora do gancho por serem improdutivas.

4. Deixe os funcionários usarem VPNs

Uma tendência crescente na indústria hoje é a descentralização da força de trabalho. Os cargos de gerência em geral não foram afetados, mas as posições mais baixas dependem cada vez mais de trabalhadores estrangeiros para oferecer seus serviços.

Nesse caso, uma VPN seria uma ótima maneira de permitir que os funcionários trabalhassem em casa ou tivessem funcionários remotos sob o mesmo teto de outros funcionários da empresa.

Como a maioria das redes de negócios não se conecta à Internet aberta, contando com uma intranet, uma VPN que ofereça acesso aos recursos da empresa seria inestimável. Os acionistas externos também podem contar com o mesmo mecanismo para acessar documentos comerciais com segurança, sem acesso físico.

5. Tenha um plano de backup

Depois de ter um mapeamento claro dos dados da sua empresa, comece a fazer o backup e protegê-lo. Os funcionários que têm acesso a ele, o local de armazenamento e a integração na nuvem devem ser mapeados e definidos em manuais com acesso a todos os funcionários da empresa para que ocorra acesso indesejado.

Nada é mais assustador do que perder todos os dados comerciais confidenciais para uma violação de dados. Portanto, um plano de backup de dados bem definido deve ser a principal responsabilidade da equipe de TI e da alta administração da empresa.

Soluções eficazes de recuperação de desastres estão lá e elas podem ajudá-lo a entrar no negócio rapidamente, mas esse sempre deve ser o seu plano B. Seu plano A deve permanecer para fazer backup dos dados e protegê-los da melhor forma possível. contra um ataque do tipo ransomware.

6. Use autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores, 2FA, é um método de segurança em que os usuários precisam dar um passo extra para confirmar suas identidades antes de poder acessar. Um token one0time é enviado para o seu telefone ou você o insere a partir de um aplicativo autenticador e você entra. É uma camada adicional de segurança que se mostrou bastante espessa em relação à penetração.

Se implementado corretamente, o 2FA é quase impenetrável. Nas organizações, ele deve sempre ser usado em sistemas que armazenam informações cruciais e confidenciais. Isso poupará a dor de cabeça de lidar com as consequências mais tarde.

7. Mantenha todo o seu software atualizado

Finalmente, uma cadeia é tão forte quanto seu elo mais fraco. O mesmo se aplica a todos os sistemas de segurança cibernética. Antes de uma parte não autorizada obter acesso aos seus dados, eles precisam encontrar uma vulnerabilidade que possam explorar. Estes são geralmente mais fáceis de encontrar em versões mais antigas do software. As versões mais novas geralmente têm os bugs corrigidos.

Isso é especialmente verdadeiro para sistemas operacionais e outros softwares críticos voltados para o usuário, como servidores da web. Os fornecedores de terceiros geralmente oferecem regularmente atualizações do sistema, das quais é recomendável que você faça o download o mais rápido possível. Não há nada melhor do que passar o dia sabendo que um enorme buraco de segurança em seu sistema foi selado.

Conclusão

A segurança cibernética sempre será uma parte importante da vida em qualquer organização. À medida que o mundo se torna mais dependente dos dados, e saudamos a maravilha moderna que tem sido anunciada como sendo 5G, também devemos estar preparados e estruturar uma estrutura robusta para o gerenciamento de riscos cibernéticos. Seus sistemas só serão tão seguros quanto sua equipe puder fazê-los, então eles devem ser treinados em como detectar e evitar uma engenharia social cada vez mais comum.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View