3 Dicas de Como o Estresse no Trabalho Pode Ser Controlado

3 Dicas de Como o Estresse no Trabalho Pode Ser Controlado

September 01, 2018

Você pode ser a pessoa mais entusiasmática da Terra. Talvez você tenha uma daquelas personalidades que fazem as pessoas rirem toda a hora. Talvez você seja uma daquelas pessoas que estão sempre prontas para trabalhar e investir toda a sua energia, não importa quão grande seja o desafio.

Você ainda vai ficar cansado, estressado e esgotado.
Você tem uma família. Você tem um emprego. Isso é o suficiente para te estressar.

Quando se espera que você forneça os melhores resultados sob quaisquer circunstâncias, os níveis de estresse aumentam. Seu chefe geralmente fica feliz com seu desempenho. Eles reconhecem seus esforços e podem até mesmo te oferecer um bônus aqui e ali. Mas quando você fica muito estressado, eles não estão particularmente propensos a entender.

De acordo com a Pesquisa de Trabalho e Bem-Estar da APA de 2016, mais da metade dos funcionários acredita que suas organizações não apoiam o bem-estar dos funcionários, apesar de oferecerem programas de bem-estar no local de trabalho.

Vamos falar a real: seu chefe pode entender que você está tendo um dia ruim. No entanto, eles não querem e não toleram um funcionário incapaz de gerenciar o estresse no trabalho. Um dia agitado é uma ocorrência natural e você precisa saber como lidar com isso.

Daremos a você três dicas importantes sobre como gerenciar o estresse e alcançar um alto desempenho, independentemente da pressão que você está vivenciando.

1. Reconheça os culpados pelo estresse

Quais situações desencadeiam o estresse? Às vezes você está estressado sem nenhuma razão óbvia, então imagina que está tendo um dia ruim. Isso não é necessariamente verdade. O estresse é sempre causado por algo, e você tem que identificar esse gatilho, então ai você pode fazer algo em relação a isso.

Estas são as causas mais comuns de estresse relacionado ao trabalho:

  • Carga de trabalho excessiva. Se você está realmente conseguindo mais trabalho do que pode, precisa se esforçar. Talvez seja apenas uma situação temporária, porque você está lidando com um grande problema ou há falta de funcionários. Seu empregador provavelmente fornecerá bônus para os esforços extras. Mas se a situação durar muito tempo e você não estiver vendo o seu empregador planejando mudanças, é hora de falar sobre isso. Explique que você está obtendo mais trabalho do que consegue aguentar durante o horário de trabalho.
  • Salários baixos. Esse é um problema sério. Não importa o quanto você ame seu emprego, um salário baixo faz você se sentir miserável e desmotivado. Não hesite em pedir um aumento se achar que realmente merece.
  • Não há perspectivas de progresso na carreira. Se você chegou a um ponto que não enxerga um futuro progressivo nesse trabalho, então você não está motivado. Você não vê nenhum motivo em tentar mais, já que você já chegou onde você planejava estar. Se este for o caso, é hora de investir em suas habilidades profissionais. Faça cursos on-line que aumentam suas qualificações e visam metas mais altas!
  • Demandas conflitantes. Se você tem vários superiores, todos praticam sua autoridade em você. Às vezes, suas exigências estão em conflito umas com as outras e você simplesmente não sabe o que fazer. Nessa situação, é importante endereçar o problema para um nível de gerenciamento mais alto.

Pode paracer bobo, mas registrar seu dia-a-dia em um diário pode ajudá-lo a identificar seus estressores. Escreva sobre seus pensamentos e sentimentos depois de um dia duro no trabalho. Você logo perceberá o que exatamente lhe estressa.

2. Trabalhe na sua resposta

Então você identificou os estressores. Surpresa, surpresa: você não é o único a lidar com essas questões no trabalho. Você pode ser diferente pela maneira como reage a esses problemas. É a sua resposta que faz de você um fracasso ou um sucesso quando você enfrenta tamanha pressão.

Então qual deveria ser a sua resposta?

Respire fundo. Se você admira alguém, pergunte a si mesmo: o que eles fariam em uma situação como essa? O que a pessoa perfeita faria? Em última análise, tudo se resume à percepção de que isso é apenas trabalho. Você tem outros aspectos da sua vida e não pode permitir que seu trabalho os afete.

Nós não estamos dizendo que você deveria se tornar uma pessoa fria. Não estamos dizendo que você não deveria tentar resolver as coisas. Estamos apenas dizendo que você não deve permitir que um único momento estrague todo o seu dia. Seja um verdadeiro profissional sobre isso!

3. Pratique Mindfulness

Mindfulness não é apenas um chavão. Sim; as pessoas usam mesmo quando não sabem o que isso significa. Sim; o conceito está ficando popular e diluído. Mas ainda é importante e ainda ajuda você a desenvolver imunidade contra o estresse relacionado ao trabalho.

Em sua definição mais simples, mindfulness significa consciência. Quando você está ciente do momento presente, você também fica ciente de sua resposta a ele.

Se, por exemplo, você está trabalhando em um relatório e o prazo é impossível de cumprir, o trabalhador em resposta fica agitado. Eles reclamariam constantemente, ficariam com dor de cabeça, e seria impossível para eles concluírem o trabalho até a data indicada.

Um funcionário atento, por outro lado, estaria ciente da gravidade da situação, mas sua abordagem seria diferente. Eles pensariam: “Tudo bem ... isso é sério. Eu tenho que escrever o relatório e não tenho outra opção. O que posso fazer sobre isso? Posso pedir a um colega para ajudar ou posso contratar um serviço de redação. ”

Você vê a diferença, certo? Sem consciência, tudo o que você pode ver é estresse. Com a atenção plena, você ainda vê a gravidade da situação, mas pode ficar calmo porque está concentrado em encontrar soluções.

O estresse é apenas parte da vida. É uma coisa normal e a maioria das pessoas aprendem como passar por isso. Quando fica muito difícil, no entanto, testa seus limites. É uma chance para você mostrar o quão forte você é e o quão forte você pode ser!

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View