10 Passos para Criar um Workshop Colaborativo

10 Passos para Criar um Workshop Colaborativo

May 03, 2019

Realizar workshops entre colegas pode ser estressante. Como facilitador, você quer garantir que eles tirem o melhor proveito disso, mas você também não quer ser ditatorial. Há um bom equilíbrio a ser atingido entre um workshop que é divertido e envolve um workshop que as pessoas tratam como uma oportunidade de network.

É uma boa ideia mapear seu workshop de antemão para evitar que ele se transforme em caos.

Aqui estão dez passos para garantir que o workshop vá bem:

Layout

Ao criar um ambiente de aprendizado e colaboração, o modo como você define a sala desempenha um papel importante. Você deve organizar não apenas em um nível prático, mas também pensar em como todos podem interagir uns com os outros. Garantir que todas as equipes ou indivíduos possam conversar e ver uns aos outros pode garantir o sucesso do seu evento.

Recursos

Um facilitador de workshop desorganizado pode rapidamente perder a confiança do grupo. Se acabar gastando vinte minutos tentando encontrar o controle remoto para um projetor, é muito provável que seu grupo comece a desligar. Encontre todos os seus materiais e recursos relevantes de antemão para evitar constrangimentos.

Alimentos e bebidas

As pessoas reagem bem a ter comida na sala com elas, mesmo que não esteja disponível. A promessa de comida ou bebida pode ser um grande motivador, e programar intervalos regulares para comer ou beber manterá as pessoas envolvidas.

Convide o grupo certo

Você pode não ter muita escolha sobre quem vem para o seu workshop, mas se você tiver vários workshops planejados ao longo de vários dias, pense cuidadosamente em quem você está convidando. Se você souber que há mais de uma pessoa em um grupo que provavelmente se desligará, pense em dividi-las. Alternativamente, convide aqueles que você tem certeza que vão ajudar no processo.

Explique o cronograma de eventos

Existe um estigma associado às oficinas que pode significar que os delegados vêm com uma atitude preconcebida de indiferença. Para essas pessoas, é importante dar uma boa ideia de como sua oficina vai progredir ao longo do dia, destacando os momentos que serão de especial importância para elas.

Defina objetivos e resultados claros

As pessoas gostam de ver o panorama geral das oficinas. No início, você deve garantir que eles entendam o que você, coletivamente, pretende alcançar no workshop. Isso não apenas estabelece uma clara prerrogativa, mas incentiva o grupo a trabalhar em equipe para tornar o workshop mais interessante.

<b<Escolha as atividades certas

Embora você tenha mapeado todos os detalhes de antemão, é importante permanecer flexível em sua abordagem para as atividades em que você se envolve. Você pode descobrir que depois do almoço as pessoas estão começando a marcar e perder a concentração, ponto em que você pode querer utilizar um atividade energizante.

Alternativamente, você pode descobrir que as pessoas são superestimuladas e facilmente distraídas, para que você possa usar algo que exija mais poder do cérebro.

Dividir em grupos

Regularmente dividir suas equipes em grupos menores ajuda a combater a perda de interesse. Crie uma rotina de pareamento de pessoas para trabalhar em atividades e reconvenções, dessa forma você manterá as pessoas ativas umas com as outras.

Revisar objetivos

Ao final de sua sessão, você deve voltar aos objetivos e metas estabelecidos no início. Abordar quaisquer deficiências que você possa ter encontrado para atingir seus objetivos e contornar o grupo individualmente perguntando o que as pessoas vão tirar da sessão. Uma boa oficina funciona tão bem quanto o que ela conseguiu atingir.

About Author

Marketing team in the WPS office located in Mountain View